PP orienta bancada a votar contra MP alternativa ao IOF
Para entrar em vigor, a MP precisa ser aprovada até às 23h59 desta quarta, sob pena de perder validade

Chefiado pelo ex-ministro da Casa Civil Ciro Nogueira, o PP anunciou que, em reunião realizada nesta quarta-feira, orientou sua bancada no Congresso a votar contra a aprovação da medida provisória que visa ampliar a arrecadação federal como uma alternativa ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
“A decisão reafirma o compromisso do nosso partido com o povo brasileiro de impedir qualquer novo aumento de carga tributária no país”, disse o partido, em nota.
Caso a medida não seja aprovada até às 23h59 desta quarta, o texto perderá sua validade.
A MP tenta equilibrar as contas do governo federal em 2026 através de mudanças em regras tributárias. Entre os pontos abordados pela matéria está a alteração no imposto de renda cobrado sobre rendimentos de aplicações financeiras. Atualmente, os valores contam com alíquotas de IR entre 15% e 22,5%, a depender da duração da aplicação. A proposta do governo consiste na fixação de uma alíquota única de 17,5%.
Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se for aprovada a MP garantirá um aumento de arrecadação de 17 bilhões de reais no ano que vem.