Povo de hoje não é dos anos 80 e gosta de ser empreendedor, alerta Lula
O presidente disse a ministros em reunião que "precisamos aprender a trabalhar com essa nova característica, com essa nova formação do povo brasileiro"

O presidente Lula propôs uma reflexão aos seus ministros sobre uma “nova característica” do povo brasileiro na fala que deu início à reunião do primeiro escalão de seu governo, na manhã desta segunda-feira.
“É importante que cada um de vocês reflita, porque depois eu vou chamar individualmente muita gente para conversar, que nós somos um grupo de pessoas de formação política diferenciada, de berço diferente, mas na verdade nós temos uma coisa em comum, que é uma causa de recuperar esse país, fazer esse país crescer, se desenvolver, e com esse crescimento e esse desenvolvimento nós queremos melhorar a vida do povo dentro de casa, a educação do povo na escola, a possibilidade de trabalho desse povo”, declarou o petista.
Na sequência, ele ressaltou a importância de todos compreenderem que “o povo que nós estamos trabalhando hoje não é o povo dos anos 80” — quando o próprio Lula, então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema (SP), fundou o Partido dos Trabalhadores.
“Não é o povo que queria apenas ter o emprego numa fábrica com carteira profissional assinada, é um povo que está virando empreendedor, e ele gosta de ser empreendedor. E nós precisamos aprender a trabalhar com essa nova característica, com essa nova formação do povo brasileiro”, comentou o presidente aos ministros.
“E é por isso que nós temos que ser muito exigidos. E eu jamais reclamarei pelo fato de o povo nos cobrar. Eu reclamarei se a gente não tiver capacidade de entregar tudo aquilo que nós nos comprometemos”, complementou.