Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Por que o preço da energia elétrica sobe tão acima da inflação média

IPCA nos 12 meses até novembro ficou em 4,68%, mas item de energia elétrica residencial avançou 9,15%

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 Maio 2024, 17h11 - Publicado em 2 jan 2024, 14h01

O mais recente levantamento mensal do IBGE revela que as tarifas de energia elétrica continuam variando muito acima da inflação. No período de 12 meses encerrado em novembro, o IPCA acumulado foi de 4,68%, enquanto os preços cobrados pela energia elétrica residencial subiram 9,15% – diferença de 4,47 pontos percentuais.

A tendência se repetiu em nove das quinze cidades pesquisadas. Em Belo Horizonte (MG), por exemplo, a tarifa avançou 28,58% nesse intervalo, e na capital baiana o aumento foi de 19,75%. 

Especializado na análise do setor elétrico brasileiro, o Instituto Ilumina lembra que, historicamente, a tarifa de luz no Brasil registra aumentos acima do IPCA. Segundo pesquisadores da entidade, o aumento tarifário tem entre suas razões os leilões para contratação de usinas termelétricas caras e subsídios dirigidos às eólicas, solares e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) no mercado livre. 

Esta equação resulta, de acordo com o Ilumina, em uma situação inusitada. Apesar de a taxa de crescimento do consumo ter reduzido depois de 2016, existe hoje no país uma sobra estrutural que não provoca queda de preços para o mercado cativo (distribuidoras).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.