Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Por que o governo da Suécia está cobrando R$ 500 milhões de Manaus

Agência Sueca de Crédito à Exportação forneceu garantias de empréstimo à compra de 296 ônibus, em 2012, mas as operadoras entraram em inadimplência em 2015

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 2 out 2024, 09h30

A Embaixada da Suécia no Brasil informou, em nota divulgada nesta terça-feira, que a Agência Sueca de Crédito à Exportação (EKN) está cobrando aproximadamente 500 milhões de reais da cidade de Manaus, referente a 296 ônibus adquiridos em 2012, que estão com pagamentos atrasados desde 2015.

Segundo a representação diplomática do país europeu, a inadimplência levou a EKN a impor restrições às garantias para transações com entidades públicas estaduais e municipais no Brasil.

Em um acordo fechado em 2012, durante a gestão do então prefeito Amazonino Mendes, a agência sueca forneceu garantias de empréstimo a três operadoras brasileiras na capital amazonense (Global, Integração e Rondônia) para a aquisição de ônibus suecos. Em 2015, as operadoras entraram em inadimplência, e a cidade de Manaus e o Sinetram (autoridade local de trânsito) não redirecionaram os pagamentos para as contas de garantia designadas, como previa o contrato.

“Do lado da Suécia, temos enfatizado que estamos empenhados em resolver esta situação de forma justa e eficiente”, afirma a embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Wallensteen. “E nos preocupa a demora do pagamento porque, quanto mais o tempo passa, mais o valor aumenta, e isso pode ser muito prejudicial para a cidade de Manaus”, completa.

A EKN tem buscado resoluções para o impasse por meio de várias reuniões com autoridades de Manaus. Em agosto, uma delegação da EKN e da Embaixada da Suécia foi a Manaus e se reuniu com o governador do Amazonas, Wilson Lima, com representantes da Câmara Municipal e do Sinetram, e com outros atores importantes ligados ao caso.

Continua após a publicidade

Sem reunião com o prefeito

A agenda da viagem também incluía uma reunião com o prefeito de Manaus, David Almeida, mas ele recusou o encontro.

“Me preocupa que a situação atual seja um obstáculo à possibilidade de Manaus renovar sua frota de ônibus. Só quem perde é a população da cidade”, ressalta a embaixadora.

A agência já deu início a ações judiciais contra as operadoras de ônibus, o sistema de transporte público e o município de Manaus.

A EKN convoca o prefeito de Manaus e a Sinetram a honrarem seus acordos, depositando imediatamente os fundos devidos nas contas de custódia designadas”, conclui a nota da Embaixada da Suécia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.