PF faz buscas nas casas de diretores do Sindnapi, que nega crimes no INSS
Defesa manifestou 'surpresa' com a operação na sede da entidade em SP e declarou não ter tido acesso à decisão que autorizou as buscas

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quinta-feira, mandados de busca e apreensão na sede do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) e na casa de diretores da entidade e de seu presidente, Milton Baptista de Souza Filho, conhecido como Milton Cavalo.
Cavalo é um dos investigados pela CPMI do INSS, e tem depoimento marcado para esta quinta na Comissão que investiga as fraudes envolvendo descontos não autorizados em aposentadorias e pensões.
Dados do Coaf mostram que o Sindnapi – da qual José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão de Lula, é vice-presidente – movimentou 1,2 bilhão de reais desde janeiro de 2019, sendo 6,5 milhões de reais em dinheiro vivo.
Em nota, os advogados Daniel Bialski e e Bruno Borragine disseram estarem “surpresos” com o cumprimento das medidas, e declararam que não tiveram acesso ao inquérito e à decisão que autorizou a deflagração da busca e apreensão na casa de Milton Cavalo.
Além disso, os defensores negaram envolvimento do Sindnapi nas fraudes aventadas.