PF cumpre mandado de prisão de suspeito de desvio milionário na Caixa
Operação também faz três buscas e apreensões nesta terça contra grupo suspeito de participar do esquema

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça, diligência contra um grupo criminoso investigado por desviar, em novembro, R$ 4,5 milhões de contas bancárias da Caixa. Os suspeitos prestavam serviços de informática às agências da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e aproveitavam o acesso privilegiado para os saques.
As credenciais foram utilizadas para obter senhas de funcionários do banco, que eram usadas para transferir o dinheiro a contas digitais vinculadas a programas sociais. Após essa transferência, os criminosos conseguiram sacar os montantes.
Os policiais cumprem um mandado de prisão preventiva e três de busca e apreensão em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, Miguel Couto, em Nova Iguaçu/RJ e Icaraí, em Niterói/RJ. Um hacker já envolvido em outros ataques cibernéticos a contas bancárias foi identificado como um dos autores do crime, mas está foragido.
As investigações partiram de informações repassadas pela Centralizadora Nacional de Segurança do banco. O grupo é suspeito por peculato, violação de sigilo funcional, invasão de dispositivo informático e furto qualificado, cujas penas somadas podem ultrapassar 30 anos de prisão.