‘Pessoas estão estimulando o ódio contra o Putin’, diz Lula sobre Ucrânia
Entrevistado pela Time, o petista diz que o presidente da Ucrânia 'festeja' a guerra por ser aplaudido por 'todos os parlamentos'
O ex-presidente Lula deu uma entrevista para a Time. Não foi questionado sobre corrupção, como de costume nessas conversas, mas falou sobre a guerra na Ucrânia — e passou vergonha. Para Lula, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, “quis a guerra” com a Rússia e é tão culpado quanto Vladimir Putin pelo conflito que destrói o país e já matou milhares de ucranianos.
“Ele quis a guerra. Se ele [não] quisesse a guerra, ele teria negociado um pouco mais. É assim. Eu fiz uma crítica ao Putin quando estava na Cidade do México, dizendo que foi errado invadir. Mas eu acho que ninguém está procurando contribuir para ter paz. As pessoas estão estimulando o ódio contra o Putin. Isso não vai resolver! É preciso estimular um acordo. Mas há um estímulo [ao confronto]! Você fica estimulando o cara [Zelensky] e ele fica se achando o máximo. Ele fica se achando o rei da cocada, quando na verdade deveriam ter tido conversa mais séria com ele: ‘Ô, cara, você é um bom artista, você é um bom comediante, mas não vamos fazer uma guerra para você aparecer’. E dizer para o Putin: ‘Ô, Putin, você tem muita arma, mas não precisa utilizar arma contra a Ucrânia. Vamos conversar!’”, diz Lula.
“E agora, às vezes fico vendo o presidente da Ucrânia na televisão como se estivesse festejando, sendo aplaudido em pé por todos os parlamentos, sabe? Esse cara é tão responsável quanto o Putin. Ele é tão responsável quanto o Putin. Porque numa guerra não tem apenas um culpado”, segue Lula.