Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Pesquisa revela preocupação do brasileiro com a desigualdade social

Para 74% dos entrevistados, a distância entre pobres e ricos é o grande problema a ser enfrentado pelo país, segundo o levantamento da Ipsos

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 3 jun 2024, 16h30

Sete em cada dez pessoas no Brasil concordam que a desigualdade é o problema mais crucial a ser enfrentado pelo país. Globalmente, 52% concordam com essa afirmação.

Os dados fazem parte da pesquisa Equalities Index 2024, realizada pela Ipsos em 29 países para medir a percepção da população em relação à igualdade social.

O estudo teve 21.759 entrevistados — sendo aproximadamente 1.000 entrevistados no Brasil. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais.

No topo do ranking estão Indonésia (79%), Brasil (74%), Colômbia, Turquia e Tailândia, todos com 70%, e África do Sul (69%). Enquanto Holanda (32%), Canadá (35%) e Polônia (35%) apresentam os menores índices.

Continua após a publicidade

Quando comparados aos países de outros continentes, as nações da América Latina mostram uma preocupação significativamente maior em relação à desigualdade do que, por exemplo, os países da Europa e da América do Norte.

No contexto latino-americano, o Brasil lidera o ranking com 74% (sendo 24% dizendo ser a maior preocupação e 50% um das maiores); seguido por Colômbia com 70%; México com 63%, Peru com 62% e Argentina 58%; e o Chile com 56% .

Além da desigualdade, 41% dos brasileiros acham que pessoas com deficiência física pertencem ao grupo que mais sofre discriminação no país, já 37% apontam serem as mulheres e 35% que são gays, lésbicas e bissexuais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.