Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Por que Bolsonaro investe no atrito com STF e Congresso

Presidente motiva sua rede de seguidores com o apoio a protestos, mesmo que maioria de brasileiros reprove o ato

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 mar 2020, 06h02 - Publicado em 10 mar 2020, 06h02

Com Jair Bolsonaro posando de garoto propaganda de protestos contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal, o Instituto Paraná Pesquisas ouviu, na semana passada, 2.002 brasileiros distribuídos por 160 municípios de todos os estados do país para saber se a conduta do presidente é certa e se ajuda o Brasil.

O instituto perguntou: “É certo ou errado o Presidente apoiar atos contra o Congresso Nacional?” Para 52,2% dos entrevistados, Bolsonaro age errado ao apoiar os protestos, contra 40% que consideram certo o movimento do presidente. 7,8% não opinaram.

O Paraná Pesquisas também perguntou: “O fato de o presidente apoiar atos contra o Congresso Nacional, ou seja, contra deputados e senadores, é bom ou ruim para o país?”

Para 57,1% dos entrevistados, a ação hostil de Bolsonaro contra os congressistas é ruim para o país. Nessa área, 35% acreditam que a briga entre poderes é boa ao Brasil. 7,8% não opinaram.

Os dados revelam uma curiosidade. Há quem goste do ataque de Bolsonaro contra o Congresso, mesmo sabendo que isso não é bom para o país.

Continua após a publicidade

Os números também mostram o que tem influenciado Bolsonaro na crise. O monitoramento de redes do Planalto já demonstrou que o presidente motiva seu exército nas redes e conquista simpatia quando bate no Congresso.

Nesse ponto, ter 40% de simpatia é algo positivo para um presidente que foca na reeleição e numa margem que lhe garanta acesso ao segundo turno. Se for contra o PT, Bolsonaro aposta que a reeleição está no papo.

Ainda falta uma eternidade para outubro de 2022, mas Bolsonaro só pensa nisso.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.