Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Pesquisa identifica o que fez brasileiros boicotarem ou cancelarem marcas

Estratégia é escolhida majoritariamente pela parcela populacional de maior renda, e por grupos LGBTQIAPN+

Por Pedro Pupulim 31 out 2024, 18h30

Um levantamento do instituto Nexus, feito com 2.006 brasileiros a partir de 16 anos e de todas as regiões do país, apontou que, nos últimos dois anos, quase metade (47%) dos consumidores boicotou produtos de marcas que se envolveram em episódios de desrespeito ou discriminação, incluindo racismo, homofobia, preconceitos e desrespeito com seus funcionários. Esse número sobe para 59% quando a discriminação se soma ao tema de compliance ou posicionamento político das empresas.

“Pode ter sido uma declaração infeliz, um post equivocado nas redes sociais. Isso mostra o quanto a reputação de marcas e empresas precisa ser cuidada todos os dias, com planejamento e coerência. Caso contrário, o impacto no caixa da organização pode ser brutal”, afirma Marcelo Tokarski, CEO da Nexus.

No total, a pesquisa questionou os entrevistados sobre terem ou não boicotado marcas devido a cada um dos 10 motivos listados. Em segundo lugar no ranking apareceram acusações de corrupção e fraude (42%), seguidas por impacto ambiental negativo (32%), ter executivos com visões políticas diferentes do consumidor (26%) e a empresa ser de outra nacionalidade que não a brasileira (21%).

O mapeamento também coletou dados sobre a renda dos “boicotadores”, demonstrando que a estratégia é mais comum entre o público de alta renda, com 82%. Outro grupo em que esse comportamento é mais recorrente são as pessoas que se autodeclararam LGBTQIAPN+: 71% já boicotaram uma marca por algum dos 10 motivos apresentados pelo Nexus.

Com o nome “Reputação das marcas: o que move o comportamento dos brasileiros”, a pesquisa foi produzida entre 23 e 30 de setembro deste ano, e vai ser apresentada por representantes da Nexus na Repcom, evento com participantes de toda a América Latina em que se discutirá sobre a reputação das empresas e suas nuances.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.