Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Pesquisa do Planalto mostra atuação de Lula e Janja no G20

Polêmicas em torno da primeira-dama dominaram noticiário em parte do encontro, mas Lula conseguiu terminar a reunião com saldo positivo

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 29 nov 2024, 12h14 - Publicado em 29 nov 2024, 06h01

Estudo da Secretaria de Comunicação da Presidência da República sobre a repercussão do G20, no Rio de Janeiro, mostra que Lula colheu bons frutos em sua atuação como líder internacional no evento.

Os dados mostram que o noticiário sobre o presidente foi positivo dentro e fora do país. O retrato só não foi melhor por causa das polêmicas em torno da primeira-dama Janja, que ofuscaram a programação do encontro nos primeiros dias.

O levantamento do Instituto Nexus, encomendado pelo Planalto, analisou 9.327 abordagens sobre o G20 na imprensa nacional, 2.220 na mídia estrangeira e 90.000 publicações coletadas nas redes sociais entre os dias 11 e 20 deste mês.

Pode-se falar que o governo começou o G20 pelo purgatório. O festival de artistas bancado por estatais e encarnado na figura de Janja e as declarações dela sobre Elon Musk e um certo “bestão” dominaram as discussões sobre o G20.

Foram 15.000 menções com “exposição majoritariamente negativa em volume de publicações (72,13%) e interações (87,94%)”. Por causa de Janja, Musk brilhou no G20. Em dois dias, o empresário teve o mesmo nível de exposição (3.000 citações) do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e só perdeu em destaque nas discussões sobre o G20 para Lula, o grande anfitrião do encontro.

Continua após a publicidade

Com o início da reunião de chefes de Estado, no entanto, Lula conseguiu reverter parte da onda negativa. O petista teve 21.000 menções, com destaque para a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. “O desempenho do mandatário foi predominantemente positivo em volume de publicações (63,30%) e em interações (55,82%)”, diz o estudo.

Na fotografia geral, o G20 no Brasil deixou um legado positivo: “Tanto em volume de publicações (69%) quanto em engajamento (56,2%), as redes repercutiram o evento de maneira positiva. A prevalência positiva foi sustentada na imprensa nacional, com 64% dos conteúdos que enalteceram o ineditismo do G20 Social e o consenso alcançado no documento final do encontro. Na imprensa internacional, a exposição positiva foi registrada em 54% dos conteúdos analisados”.

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.