Perdão a Silveira é rejeitado por 56% dos eleitores, diz Ipespe
Segundo instituto, o indulto concedido ao deputado por Jair Bolsonaro diminuiu a chance do voto no presidente para 35% das pessoas
Pesquisa contratada pela XP ao Ipespe mostrou que o indulto concedido por Jair Bolsonaro ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) não fará diferença nas eleições presidenciais deste ano.
Segundo o levantamento divulgado nesta sexta, 56% dos ouvidos desaprovam a decisão do presidente de perdoar o parlamentar condenado a prisão pelo STF. Menos de um terço, ou 29% do eleitorado, aprova a atitude e 15% não responderam.
O Ipespe questionou ainda sobre o impacto da medida na hora do eleitor decidir o seu voto. Para 20%, o indulto aumenta as chances de voto no presidente. Já para 31%, não muda nada e para 35% ele reduz a chance de voto em Bolsonaro. Dos ouvidos, 14% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa entrevistou 1.000 pessoas entre 2 a 4 de maio. A margem de erro estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou menos. O intervalo de confiança é de 95,5%. O levantamento foi registrado no TSE sob o protocolo BR-03473/2022.