Paulo Teixeira anuncia convênio com CPQD para levar conectividade ao campo
Ministro do Desenvolvimento Agrário afirma que parceria vai dar a agricultores familiares acesso a tecnologias para resolver problemas do dia a dia

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, anunciou que sua pasta vai firmar um convênio com o CPQD, centro de inovação localizado em Campinas (SP), para replicar o projeto SemeAr, de inovação digital para pequenos agricultores e agricultores familiares, por todos os lugares do Brasil onde houver “recursos” para fazê-lo.
A parceria, segundo o ministro, vai viabilizar o acesso desses produtores rurais a “tecnologias como drones, softwares, inteligência artificial, que possam ajudar o agricultor familiar a resolver aqueles problemas mais comezinhos, como acesso a crédito, acesso ao mercado, organização de cooperativas”.
Em visita ao CPQD na semana passada, Teixeira afirmou que o SemeAr vai oferecer às comunidades rurais da agricultura familiar de São Paulo e do Brasil acesso às melhores tecnologias, que podem “contribuir muito para a modernização do campo, inclusive para a permanência do jovem no campo brasileiro”. A parceria deve envolver também a Unicamp.
Teixeira também anunciou que seu ministério apresentará, em parceria com o centro de inovação em Campinas, um projeto na COP30 de assentamento rural em terras degradadas na Amazônia para a recuperação florestal dessas áreas com espécies produtivas.