Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia e Nicholas Shores. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Parecer da AGU abre caminho para Petrobras explorar petróleo no Amapá

Órgão conclui que estudo exigido pelo Ibama não é indispensável e não pode impedir o licenciamento ambiental de empreendimentos

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 Maio 2024, 22h38 - Publicado em 22 ago 2023, 18h53

A AGU publicou parecer nesta terça-feira que abre caminho para a Petrobras avançar com a prospecção de petróleo em águas profundas no litoral do Amapá, na Bacia da Foz do Amazonas – uma das que compõem a fronteira chamada pela estatal de Margem Equatorial.

Em maio, o Ibama indeferiu um pedido de licença da Petrobras para perfurar um dos blocos. Um dos principais motivos para a rejeição foi a necessidade de realizar estudos de Avaliação Ambiental de Área Sedimentar, conhecida pela sigla AAAS.

Em seu parecer, elaborado em resposta a um pedido do Ministério de Minas e Energia, a AGU conclui que a AAAS não é indispensável e nem pode impedir o licenciamento ambiental de empreendimentos de exploração e produção de petróleo e gás natural.

Um dos primeiros a comemorar a publicação do documento foi o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). 

“O parecer é mais uma conquista nessa batalha enorme que é termos a condição de pesquisarmos, num primeiro momento, de descobrirmos essa riqueza e de, a partir daí, termos uma nova perspectiva de desenvolvimento econômico, de geração de riqueza, de geração de emprego e renda para o povo amapaense”, afirmou em vídeo divulgado à imprensa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.