Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Para Mendes, gestão de Rosa Weber no STF é de ‘resistência democrática’

Decano da Corte avalia o papel da ministra na condução do Supremo em seu momento mais desafiador em 200 anos de história; ela se aposenta nos próximos meses

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 Maio 2024, 00h18 - Publicado em 14 jul 2023, 06h01

A caminho da aposentadoria, a presidente do STF, Rosa Weber, deixará a Corte como uma rara unanimidade entre seus pares. Discreta, enfrentou desafios únicos na missão. Em 200 anos de história, nenhum chefe da Corte precisou literalmente reconstruir o tribunal, pilhado por golpistas no que os ministros batizaram de “o dia da infâmia”.

Para o decano Gilmar Mendes, além de promover mudanças estruturais no regimento do STF, Rosa foi farol da resistência democrática.

“Fez uma grande gestão. Foi firme no golpe, teve papel importante na transição pós-eleição e conduziu a Corte ouvindo a todos, sem agenda própria, sempre fortalecendo a institucionalidade”, diz Mendes.

O decano avalia que a ministra realizou, em sua gestão, mudanças importantes no regimento do tribunal, que estabeleceram prazos para pedidos de vista e para análise de decisões monocráticas. Além disso, colocou o CNJ, que também preside, para analisar condutas de juízes — muitos processos estavam parados há tempos — que saíram da linha e voltou a olhar para os presídios.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.