Para 70% da população, Bolsonaro é responsável por vandalismo, diz estudo
Pesquisa também mostra que oito em cada dez brasileiros desaprovam atos golpistas de 8 de janeiro

Pesquisa da Ipsos mostra que 81% da população brasileira não aprova as manifestações do domingo passado, que levaram à depredação das sedes dos três poderes. O estudo também mostra que 70% da população acha que o responsável pelos atos terroristas foi Jair Bolsonaro.
Por outro lado, 48% acham que a culpa é do STF e 39% indicaram uma parcela de responsabilidade ao presidente Lula. Nessa questão, os entrevistados podiam indicar mais de uma resposta e, por isso, a soma é maior do que 100%.
Em relação à decisão do ministro da Suprema Corte Alexandre de Moraes em afastar o governador do DF Ibaneis Rocha, 67% foi favorável e 20% contrário. Os demais não tem opinião formada ou não souberam responder.
O levantamento também demonstra preocupação sobre o futuro do país. Dos entrevistados, 70% estão preocupados com novoshttps://veja.abril.com.br/noticias-sobre/alexandre-de-moraes/ atos, 23% acham que não vão ocorrer e 7% não soube responder. As perspectivas sobre os próximos anos após os atos terroristas são: preocupação (61%), vergonha (36%), medo (34%) e otimismo (33%) e revolta (24%).
A pesquisa foi feita por meio de questionário online com 600 pessoas, maiores de 18 anos, de todas as regiões brasileiras. A margem de erro é de quatro pontos percentuais.