Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Paes vai aos EUA atrás de recursos para manter Mata Atlântica em pé no RJ

Secretária Municipal de Meio Ambiente e Clima,Tainá de Paula, integrará a comitiva carioca em Nova York

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 Maio 2024, 21h09 - Publicado em 14 set 2023, 16h15

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, desembarca neste sábado em Nova York para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas. Nos Estados Unidos, ele se encontra com a secretária municipal de Meio Ambiente e Clima, Tainá Paula, que embarca no domingo. Eles querem buscar financiamento para manter a Mata Atlântica em pé. 

“O Rio de Janeiro é a cidade que mais preserva Mata Atlântica, bioma com grande biodiversidade e responsável pelo abastecimento hídrico de 70% da população brasileira. Os atores internacionais precisam compreender que a preservação da Mata Atlântica está intrinsecamente ligada à preservação da Amazônia; portanto, é preciso avançar na captação de recursos internacionais para garantir a proteção da Mata Atlântica”, diz Tainá. 

A secretária defende que a preservação das florestas se relaciona com a proteção das comunidades vulneráveis da cidade. 

“Quem mais sofre no debate de perdas e danos são as favelas e o povo favelado. O debate sobre justiça climática precisa ser voltado para as comunidades do Rio de Janeiro, que são as pessoas que mais sofrem com as concentrações de área de calor. Em alguns territórios, as mudanças climáticas aumentam a incidência de várias doenças, e essas populações não têm como se proteger”, argumenta.

De olho na COP 30, que vai ocorrer em Belém (PA), em 2030, a prefeitura do Rio elabora o Fundo de Perdas e Danos Municipal, para parte do investimento no país ser direcionado a mitigação dos efeitos da mudança climática nas favelas.

A comitiva carioca em Nova York também contará com o presidente da Câmara de Vereadores do Rio, Carlo Caiado, e do presidente do Comitê Rio G20 advogado, especialista em direito internacional, Lucas Padilha.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DE INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.