Paes pede para implodir prédio como presente de aniversário para o Rio
Capital fluminense completa 457 anos de fundação nesta terça-feira e prefeito quer autorização do governador para pôr abaixo prédio da Alerj

Eduardo Paes (PSD) foi às redes pedir ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), um “presente de aniversário” para a capital fluminense, que completa nesta terça 457 anos de sua fundação.
Paes, que pretende lançar candidato próprio do PSD ao governo do Rio contra Castro que tentará a reeleição, apelou para a colaboração institucional, como se os dois não fossem ser rivais no pleito de outubro.
O prefeito pediu para demolir um prédio anexo da Assembleia Legislativa do Rio, a Alerj, que fica na Praça XV, no centro da cidade. O edifício de fachada de vidro escuro que abrigou até o fim do ano passado parte dos gabinetes da assembleia destoa da paisagem composta pelos prédios históricos da região.
Também no fim do ano passado, a Alerj deixou o Palácio Tiradentes, prédio onde funcionou a Câmara dos Deputados quando o Rio era a capital do país, e passou a ocupar um prédio totalmente reformado a poucos metros do antigo endereço. O imóvel é onde funcionou o extinto banco estadual, o Banerj, e por isso é popularmente chamado de “banerjão”.
Com a mudança, o palácio abrigará um museu. Já o anexo, segundo Eduardo Paes, teria perdido o sentido de existir. O prefeito pediu autorização para implodir o prédio.
“Fala aí, gente, ó. Estou aqui no aniversário do Rio de Janeiro, 457 anos e vim fazer um pedido de um presente de aniversário ao governador Claudio Castro e ao presidente da Assembleia Legislativa, o nosso deputado André Ceciliano. Isso aqui é a Praça XV. Nós tiramos a perimetral e olha que arquitetura fantástica que tem aqui. Tem o Paço Imperial, o chafariz do mestre Valentim, tem o Palácio Tiradentes e tem esse ‘trambolho’ aqui atrás que é esse anexo da Assembleia Legislativa. A Alerj se mudou lá para o banerjão e não precisa ficar esse negócio mais aqui”, disse ele em vídeo publicado nesta terça no Twitter.