Osmar Terra posta e reposta deepfake de Haddad: “Isso é verdadeiro?”
Deputado do MDB reproduz conteúdo de perfil que “ensina” usuários do TikTok a fazer vídeos gerados por inteligência artificial
O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) publicou (e depois respostou) em seu perfil no X um vídeo deepfake com imagens geradas por inteligência artificial para criar declarações inexistentes do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
No post, Terra escreveu: “Isso é verdadeiro? Ou é fake feito com inteligência artificial ? É tão absurdo o que o Haddad está falando que prefiro acreditar ser fake”.
Até a publicação desta nota, o post já havia sido visualizado mais de 100.000 vezes, segundo o X. Uma marca d’água mostra que o vídeo foi baixado de uma conta do TikTok que “ensina” usuários a fazer conteúdo gerado por IA.
Apesar do texto em forma de pergunta e de uma enxurrada de comentários criticando a reprodução de conteúdo falso, o deputado gaúcho repostou a própria publicação algumas horas depois.
O Radar questionou Terra sobre a publicação do deepfake e perguntou se o deputado apagaria a publicação depois de ser alertado sobre a falsidade do conteúdo, mas não houve resposta até o momento.
No vídeo, criado a partir da gravação de uma entrevista de Haddad a jornalistas, a IA foi utilizada para recriar os movimentos da boca e a voz do ministro e gerar declarações inexistentes sobre a taxação de animais domésticos e mulheres grávidas.
Usuários do X adicionaram uma nota ao post com a seguinte contextualização: “Vídeo alterado digitalmente por IA. O conteúdo é sarcástico, porém pode enganar quem não conhece essa técnica – que está sempre evoluindo.”
Trump desafia médicos, minimiza sinais da idade e transforma sua saúde em questão política
Ex-mulher de Roberto Carlos defende cantor após críticas
Mega da Virada: de onde saíram os seis bilhetes vencedores, incluindo as apostas via internet
Com aposta em ’13’ e ’22’, Bolsonaro e irmão acertam na quadra da Mega da Virada
Sem comentar operação da CIA, Maduro diz que está ‘pronto’ para negociar acordo com Trump







