ONG pede investigação nos EUA de venda da Petrobras Argentina
A organização Consumidores Financieros, que reúne acionistas da Petrobras na Argentina e move várias ações contra a companhia brasileira naquele país, entrou com uma reclamação junto à SEC — a comissão de valores mobiliários norte-americana — para que impeça a transferência de ativos da empresa na Argentina para a Pampa Energia. A ONG também solicita […]

A organização Consumidores Financieros, que reúne acionistas da Petrobras na Argentina e move várias ações contra a companhia brasileira naquele país, entrou com uma reclamação junto à SEC — a comissão de valores mobiliários norte-americana — para que impeça a transferência de ativos da empresa na Argentina para a Pampa Energia.
A ONG também solicita investigação da SEC sobre a venda de ativos da Petrobras Argentina para a Pampa, sob a acusação de que ela fere leis argentinas e norte-americanas e foi feita para lesar acionistas que movem ações cíveis e criminais contra a Petrobras.
A Consumidores Financieros já havia questionado a venda internamente, mas agora a estendeu ao órgão que é um dos maiores temores da Petrobras, pois pode arbitrar multas altíssimas à estatal brasileira em uma série de investigações que já correm em decorrência do petrolão.
Na reclamação, apresentada nesta terça-feira, a ONG argentina diz que investidores no Brasil, na Argentina e nos EUA serão lesados caso a venda se concretize, uma vez que os ativos que estão sendo repassados são a garantia de pagamento de indenizações caso os processos em curso terminem com ganho de causa para os acionistas.