Oito em cada 10 brasileiros já ajudaram vítimas de desastres, diz pesquisa
De acordo com os dados coletados pela Nexus e pelo Movimento União BR, cerca de 16,9 milhões de brasileiros já viveram um desastre natural

Oito em cada dez brasileiros já ajudaram vítimas de desastres ambientais com a divulgação de campanhas de arrecadação, doações e ou voluntariado, mostra pesquisa feita pela Nexus e pelo Movimento União BR divulgada nesta terça-feira.
Além disso, 25% já viveram ou conhecem alguém afetado por uma tragédia ambiental, como enchentes e deslizamentos – montante que equivale a cerca de 42,2 milhões de pessoas acima de dezesseis anos.
Desses, 7% responderam terem sido diretamente impactados por um evento climático grave. Outros 15% conhecem alguém próximo nessa situação e 3% foram afetados e também conhecem pessoas afetadas.
De acordo com os dados coletados, cerca de 16,9 milhões de brasileiros já viveram um desastre natural.
“Os dados mostram uma parcela muito expressiva da população afetada por desastres naturais, que têm se tornado cada vez mais intensos, e traz dados preocupantes, como a falta de preparação para esses eventos. Por outro lado, a pesquisa mostra não só um elevado grau de solidariedade na população brasileira, como uma disposição para ampliar essas ações”, afirma Marcelo Tokarski, CEO da Nexus.
O levantamento também mostrou que 52% dos entrevistados preferem direcionar doações para causas em suas cidades ou região, em detrimento de causas de caráter nacional (28%).
Três em cada quatro dos brasileiros passam a confiar mais em empresas que atuam em respostas às vítimas de tragédias ambientais, e 77% dos entrevistados disseram nunca ter feito algo para se preparar para tragédias, segundo a pesquisa Nexus/Movimento União BR.