Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O novo cronograma do Concurso Público Nacional Unificado; veja as datas

Provas que seriam realizadas no dia 5 de maio foram adiadas para 18 de agosto por conta do desastre climático no Rio Grande do Sul

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jul 2024, 12h16 - Publicado em 4 jul 2024, 11h55

Adiada por conta das enchentes no Rio Grande do Sul, a realização das provas do Concurso Público Nacional Unificado, que ocorreria no dia 5 de maio, foi remarcada para 18 de agosto.

Nesta quinta-feira, o Ministério da Gestão e Inovação, comandado por Esther Dweck, divulgou o novo cronograma e ajustes no edital do chamado “Enem dos Concursos” — que reunirá mais de 2,1 milhões de candidatos a 6.640 vagas, para 21 órgãos da administração pública federal.

Veja a seguir as novas datas:

  • 7 de agosto: divulgação do cartão de confirmação de inscrição, com os detalhes sobre locais de provas
  • 18 de agosto: realização das provas
  • 21 de novembro: divulgação dos resultados finais
  • 22 de novembro: início da convocação dos candidatos aprovados e dos classificados para curso de formação
  • Janeiro de 2025: previsão de início da convocação para posse dos aprovados

Dentre as mudanças no CPNU está a previsão de reembolso para quem desistir de fazer a prova na nova data. Para quem mora no Rio Grande do Sul e faria a prova em outros estados, ou vice-versa, será permitida a alteração de local de prova, porque a logística aérea no estado ainda não foi totalmente normalizada .

Continua após a publicidade

Os candidatos que quiserem pedir o valor da inscrição de volta ou os que quiserem mudar o local do exame terão de 5 a 7 de julho para fazer a solicitação.

Nova regra para desastres climáticos

O MGI também incluiu no edital a previsão de aplicação extraordinária da prova em caso de novos desastres, como os eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul, para garantir a aplicação do concurso em quaisquer das situações previstas sem prejuízo para candidatos afetados por enchentes.

Caso a infraestrutura logística de algum local seja gravemente afetada, inviabilizando a aplicação da prova para pelo menos 0,5% dos inscritos, haverá uma aplicação extraordinária de prova para vagas suplementares.

“A nova regra foi pensada para que novos eventos climáticos extremos não prejudiquem ainda mais as populações afetadas, quanto à aplicação do concurso, nem tenhamos de adiar novamente o certame em todo o país”, explica Alexandre Retamal, coordenador-geral de logística do CPNU.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.