O investimento bilionário da Enel na rede elétrica de três estados em 2025
Até 2027, a empresa pretende investir R$ 10,4 bi apenas em São Paulo

A Enel Brasil, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica, informou um investimento de mais de 1,17 bilhão de reais em distribuidoras de energia de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará no primeiro trimestre de 2025, um recorde para o período.
Segundo a companhia, o valor impulsionou a modernização das redes, reduziu o tempo médio de interrupção no fornecimento e gerou a contratação de mais de 2.000 profissionais para atuação em campo.
Em São Paulo, teriam sido 484,5 milhões de reais em investimentos, o maior montante já aplicado pela empresa em um primeiro trimestre desde que assumiu a concessão. No Ceará, o CAPEX chegou a 375,5 milhões de reais. No Rio, a cifra foi de 314,1 milhões.
A Enel também informou que houve reforço na automação e resposta a eventos climáticos extremos, resultando na queda do indicador DEC (tempo médio de falta de energia) nos três estados: 8% em São Paulo, 11,2% no Rio e 11,1% no Ceará.
Até 2027, a empresa pretende investir 10,4 bilhões de reais apenas em São Paulo. No Rio, a distribuidora também teria recebido um aporte de 2,5 bilhões, reduzindo a alavancagem a 36%, o que, de acordo com a Enel, resultou no menor nível em uma década e o mais baixo entre as grandes do setor.