Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O fracasso das candidaturas de senadores a prefeituras nestas eleições

Carlos Viana, em Belo Horizonte, Eduardo Girão, em Fortaleza, e Vanderlan Cardoso, em Goiânia receberam 1%, 1,06% e 6,57% dos votos válidos, respectivamente

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 out 2024, 11h32 - Publicado em 7 out 2024, 11h30

Os três senadores que se candidataram a prefeituras nesta eleições municipais colheram grandes derrotas neste domingo.

Candidato à prefeito de Belo Horizonte, Carlos Viana (Podemos) recebeu apenas 12.712 votos, que representaram exatamente 1% dos votos válidos. Ele ficou em sétimo lugar na disputa.

A capital de Minas Gerais terá Bruno Engler (PL), e o atual prefeito, Fuad Noman (PSD), no segundo turno. Os dois obtiveram, respectivamente, 34,38% e 26,54% dos votos válidos, seguidos de Mauro Tramonte (Republicanos), com 15,22%, Gabriel (MDB0, com 10,55%, Duda Salabert (PDT), com 7,68%, e Rogerio Correia (PT), com 4,37%.

Em Fortaleza, Eduardo Girão (Novo) terminou em quinto lugar, com apenas 1,06% dos votos válidos — 14.878, em números absolutos.

Foi superado por dois candidatos de direita e dois de esquerda. O deputado federal André Fernandes (PL), com 40,2% dos votos válidos, e o deputado estadual Evandro Leitão (PT), com 34,33%, disputarão o segundo turno. Na sequência, vieram o atual prefeito, José Sarto (PDT), com 11,75%, e o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil), com 11,4%.

Continua após a publicidade

Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Vanderlan Cardoso (PSD) também terminou em quinto na disputa pela Prefeitura de Goiânia, com 45.186 votos (6,57% dos válidos).

Fred Rodrigues (PL), com 31,14% e Sandro Mabel (União Brasil), com 27,66%, vão se enfrentar nas urnas no próximo dia 27. Adriana Accorsi (PT) teve 24,44% dos votos válidos e Matheus Ribeiro (PSDB), 6,81%. A dias da votação, Cardoso aparecia em pesquisas com chances de ir ao segundo turno, mas desidratou na reta final da campanha.

O único senador a se eleger neste domingo foi Rodrigo Cunha (Podemos), candidato a vice-prefeito de JHC (PL), que foi reeleito prefeito de Maceió com 83,25% dos votos válidos.

Em tempo: os quatro senadores que se candidataram neste pleito foram eleitos para os atuais mandatos de oito anos em 2018.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.