O adeus da B3 ao touro de ouro, após decisão da Prefeitura de SP
Bolsa de valores diz que vai remover obra no "menor prazo possível"; colegiado entendeu que escultura é peça publicitária e vai aplicar multa

Em pouco mais de uma semana, o Touro de Ouro acabou virando um verdadeiro elefante na sala da B3 e vai ter que se despedir do centro de São Paulo nos próximos dias.
Após decisão desta terça da Comissão de Proteção da Paisagem Urbana, que votou pela remoção da obra, a B3 anunciou que vai retirar a estátua de 500 quilos do local instalado no “menor prazo possível, dada a necessidade de logística para a operação”.
De acordo com o colegiado da prefeitura — que debatia se a peça poderia ficar exposta de forma temporária até 15 de dezembro –, a escultura tem caráter predominantemente publicitário ou promocional, o que é vedado pela Lei Cidade Limpa.
A decisão será submetida à Subprefeitura da Sé e foi contestada, durante a reunião, por membros de associações de moradores e lojistas do centro de São Paulo, que afirmam que o touro de ouro traz impacto positivo à região.
Ao jornal Folha de S.Paulo, o autor da obra disse que a estátua foi imaginada para “atrair turistas para um centro esvaziado” da capital.
A comissão também decidiu pela aplicação de multa em razão de violação da legislação municipal. Conforme revelado pelo portal G1 na segunda-feira, a instalação da estátua de 500 quilos não foi informada ao colegiado — apesar de ter sido submetida à própria subprefeitura e ao Departamento do Patrimônio Histórico.