Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

No Rio, Lula vai formalizar a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

O lançamento da iniciativa do presidente brasileiro deverá ocorrer durante a Cúpula do G20, em novembro

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 24 jul 2024, 06h01

Proposta por Lula durante a Cúpula do G20 na Índia, em novembro do ano passado, a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza será formalizada a partir das 11h desta quarta-feira, durante reunião ministerial do grupo no Rio de Janeiro, com participação do presidente brasileiro. Na ocasião, será apresentada a estrutura institucional da aliança, que poderá começar a receber a adesão de países e instituições interessadas.

Esta etapa é classificada pelo governo como o “pré-lançamento” da iniciativa, que será lançada em novembro, também no Rio, durante a reunião de chefes de Estado do G20 sob a presidência do Brasil. Depois desse ato, quem aderir não será considerado membro fundador da aliança — que está aberta a governos, organizações internacionais, instituições de conhecimento, fundos e bancos de desenvolvimento, e instituições filantrópicas.

“O presidente Lula convida para que todos participem, desde de todos os países da família das Nações Unidas, às organizações internacionais, aos fundos de financiamento, aos bancos multilaterais, à academia, às instituições de conhecimento, todos que dela quiserem participar”, afirma o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

Os interessados em aderir à aliança deverão apresentar uma Declaração de Compromisso, que inclui compromissos gerais com os objetivos da iniciativa, além de itens adaptados aos interesses e condições de cada novo membro.

Continua após a publicidade

Os documentos para a fundação que serão endossados nesta quarta foram formulados por uma força-tarefa composta pelos ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, das Relações Exteriores e da Fazenda, que se reuniu diversas vezes para chegar a um consenso, entre mais de 50 delegações internacionais.

O lugar escolhido para sediar o pré-lançamento foi o Galpão da Cidadania, sede da ONG Ação da Cidadania, criada há 31 anos pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, para arrecadar alimentos para milhões de brasileiros que estavam abaixo da linha da pobreza. O espaço fica perto do Morro da Providência, perto do cais do Valongo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.