No Cade
A entrada da chinesa Dongfeng, uma das maiores montadoras de caminhões do mundo, no Brasil vai terminar no Cade. Ao lado de investidores brasileiros em uma joint-venture, os chineses pretendiam investir 500 milhões de reais para construir sua primeira fábrica fora da China, em Pouso Alegre (MG). Os caminhões Dongfeng começariam a ser produzidos na […]
A entrada da chinesa Dongfeng, uma das maiores montadoras de caminhões do mundo, no Brasil vai terminar no Cade. Ao lado de investidores brasileiros em uma joint-venture, os chineses pretendiam investir 500 milhões de reais para construir sua primeira fábrica fora da China, em Pouso Alegre (MG).
Os caminhões Dongfeng começariam a ser produzidos na fábrica brasileira em 2015, mas a montadora chinesa teve 45% de suas ações compradas pela Volvo no início de 2013. A gigante sueca, que concluiu o negócio nos últimos dias, é dona de 30% do mercado brasileiro de caminhões pesados e brecou as pretensões da Dongfeng no Brasil.
Os sócios brasileiros da joint-venture, que já moviam uma ação contra os chineses na Corte de Arbitragem de Londres por quebras de contrato, agora querem ir ao Cade contra a Volvo por práticas anti-concorrenciais.