Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Não tem a demora que as pessoas pensam que tem, diz Lula sobre casas no RS

Nesta sexta, o presidente entregará unidades do programa Minha Casa, Minha Vida para as primeiras famílias desalojadas pelas cheias que atingiram o estado

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 16 ago 2024, 12h52 - Publicado em 16 ago 2024, 08h37

Na entrevista que Lula concede nesse momento à Rádio Gaúcha, em Porto Alegre, onde vai entregar unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, para as primeiras famílias desalojadas pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio, o presidente foi questionado sobre “a demora” na entrega das primeiras moradias, pouco mais de 100 dias após a tragédia climática, e respondeu que “não tem a demora que as pessoas pensam que tem”.

“É que não [se] faz casa numa semana, isso não é casa de papel. Ou seja, se você tem cidades que foram alagadas e que as casas foram alagadas, você, por juízo, você não pode construir a casa no mesmo lugar. É preciso encontrar um novo terreno. E um novo terreno é encontrado ou pelo prefeito ou pelo Estado, se a gente quiser baratear o preço da casa. Senão, as empresas compram e nós vamos fazer a casa”, explicou Lula, sentado ao lado do ministro Paulo Pimenta, chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul

“E eu prometi, e vou garantir, que todas as pessoas que perderam a sua casa vão receber casa do Minha Casa, Minha Vida. As pessoas que ganham até dois salários mínimos, a Faixa 1 e 2, vão receber a casa efetivamente de graça, e as pessoas que ganham na Faixa 3 e 4 vão receber 40.000 reais para dar de entrada nas casas”, reforçou o presidente.

Questionado se trabalha com um prazo para até quando as pessoas atingidas terão as moradias, ele respondeu que isso não depende nem da lei nem de uma medida provisória, e sim da agilidade das prefeituras, do governo do Estado e do governo federal.

“Hoje vai estar aqui o ministro das Cidades [Jader Filho], eu tenho cobrado dele, tenho cobrado do Pimenta que é muito importante a gente agilizar as casas. Nós inclusive decidimos fazer escolha e procura de casas em Porto Alegre, nas cidades da região metropolitana, nas cidades alagadas, se tiver casa pra vender, a Caixa Econômica Federal vai comprar pra gente poder dar casas até 200.000 reais para as pessoas. Isso é um compromisso”, afirmou o presidente.

Lula disse ainda que já mandou procurar modelos de casas feitas na Suécia e na China, que “obviamente” serão feitas com empresas brasileiras. “Mas nós precisamos de empresas que façam a casa com mais agilidade, e precisamos de garantia do terreno”, complementou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.