Moraes pede para Bolsonaro comprovar convite de Trump à posse nos EUA
Decisão do ministro foi uma resposta a pedido do ex-presidente por devolução do passaporte para ir ao evento

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou, na manhã deste sábado, que o ex-presidente Jair Bolsonaro apresente à Corte um documento oficial que comprove ter sido convidado pelo presidente Donald Trump à sua cerimônia de posse, no Estados Unidos.
“Determino que a defesa de Jair Messias Bolsonaro apresente documento oficial, nos termos do artigo 236 do CPP [Código de Processo Penal], que efetivamente comprove o convive descrito em sua petição”, diz trecho da decisão.
Na última quarta-feira, 8 de janeiro, o ex-presidente afirmou ter sido convidado para o evento, marcado para o próximo dia 20, em Washington, e pediu ao STF pela liberação de seu passaporte. O documento foi apreendido pela PF em fevereiro de 2024 no âmbito da operação que apura uma possível tentativa de golpe de Estado para que Bolsonaro permanecesse no poder, apesar da vitória do presidente Lula nas eleições de 2022.
Desde a ocasião, a defesa do político já tentou reaver o documento em ao menos duas ocasiões, mas teve os pedidos recusados por Moraes.