Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Moraes cria repescagem do IOF, ajuda Lula, mas não tira governo do abismo

O aumento de imposto era conversa encerrada. Foi rejeitado pelo Legislativo. Fim de jogo. Com a decisão do ministro do STF, o tema voltou a existir

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 4 jul 2025, 16h01

Ao suspender os decretos de Lula e o ato do Congresso que anulou o aumento do IOF, o ministro Alexandre de Moraes ajudou o governo petista ao reverter uma derrota que já estava consumada.

O aumento de imposto era conversa encerrada. Foi rejeitado pelo Legislativo. Fim de jogo. Com a decisão de Moraes, no entanto, o assunto ganhou nova oportunidade de existir e agora será discutido numa espécie de repescagem coordenada pelo STF para arbitrar a batalha política.

Olhando por esse lado, o STF ajudou Lula, livrou o petista da derrota, mas não tirou o governo do abismo, que segue precisando mostrar ao país de onde cortar gasto ou gerar receita para fechar as contas.

Tivesse reconhecido o direito de Lula e anulado só a decisão do Parlamento, Moraes teria comprado briga com o Legislativo, que cansa de acusar o Judiciário de avançar em suas prerrogativas ao interferir nos assuntos do Parlamento.

Tivesse Moraes dado razão ao Congresso e mantido a derrubada do aumento de imposto, o ministro e o STF virariam alvos da esquerda nas redes, acusados de integrarem a grande conspiração das elites para oprimir os miseráveis, proteger os ricos e impedir que o pai dos pobres governe para o bem de todos.

Zerando o jogo e chamando os dois lados para uma conversa na semana que vem, Moraes tirou o Supremo desse dilema e deu uma nova chance a Lula e Fernando Haddad. Que o governo dialogue com o Congresso para reduzir gastos e, assim, escapar do abismo fiscal que se abre sob a máquina federal.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.