Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Moraes afasta cinco parentes do governador do Maranhão de cargos públicos

Ação proposta pelo partido Solidariedade apontou nepotismo

Por Pedro Pupulim Atualizado em 18 out 2024, 18h19 - Publicado em 18 out 2024, 15h40

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, afastou, nesta sexta-feira, 18, cinco parentes do governador do Maranhão, Carlos Orleans Brandão Júnior (PSB-MA), de seus respectivos cargos públicos.

Na ação proposta, o partido Solidariedade alegou que 14 pessoas ligadas a Carlos Brandão foram nomeadas ou contratadas para cargos públicos naquele estado tão somente por serem da família do governador e, portanto, sem terem sido aprovadas em concurso público, prática classificada como “nepotismo”.

De acordo com o entendimento de Moraes, nove denunciados não fizeram jus à suspensão de suas funções por exercerem cargos políticos, situação que afasta a condição de nepotismo. O ministro considerou, contudo, que as nomeações dos outros cinco denunciados, Ítalo Augusto Reis Carvalho, Mariana Braide Brandão Carvalho, Melissa Correia Lima de Mesquita Buzar, Gilberto Lins Neto e Elias Moura Neto, são inválidas por “atenderem tão somente a critérios políticos, troca de favores ou nepotismo, hipóteses que traduzem desvio de finalidade”, e suspendeu seus cargos.

Além disso, Moraes determinou que o governador e a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale (PSB-MA), informem, em no máximo cinco dias, “a existência de investidura em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta do Poder Executivo de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, de qualquer dos deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, inclusive os eventualmente licenciados”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.