Ministro quer programa nacional de alimentação escolar inspirado em Maricá
Paulo Teixeira conheceu os Jardins Comestíveis, a Farmácia Viva e a Fazenda Agroecológica na cidade da Grande Niterói, no Rio de Janeiro
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, quer dar escala nacional a projetos de agricultura livre de agrotóxicos que conheceu em Maricá (RJ) e, a partir daí, criar um programa de alimentação escolar.
Depois de visitar os projetos de Jardins Comestíveis, a Farmácia Viva e a Fazenda Agroecológica, Teixeira afirmou que encontrou “um pote de ouro”.
“A cidade desenvolve comida agroecológica, orgânica, produção de plantas alimentares não convencionais, produtos veganos. Nosso desafio é fazer um programa nacional de alimentação escolar com base na lição de Maricá”, disse o ministro.
Teixeira também pediu ao prefeito Fabiano Horta (PT) mais informações sobre a Farmácia Viva, que orienta agricultores familiares a cultivarem 20 plantas selecionadas por pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e prometeu voltar à cidade com a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
“Os remédios naturais produzidos aqui podem abastecer o Sistema Único de Saúde”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Agrário.