Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Ministro de Bolsonaro diz que risco de golpe nas eleições não preocupa

O general Paulo Sérgio Nogueira, que chefia as Forças Armadas, participou de uma audiência pública na Câmara nesta quarta

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 6 jul 2022, 19h35 - Publicado em 6 jul 2022, 18h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, participou por mais de seis horas, nesta quarta-feira, de uma audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara.

    Autora de um dos requerimentos para promover a reunião, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC) questionou o general sobre o que o serviço de inteligência das Forças Armadas está fazendo para identificar “grupos armados ou pessoas mal-intencionadas a interferir e tirar a paz do processo eleitoral ou no dia da eleição”.

    “O que as Forças Armadas estão fazendo para evitar um Capitólio, por exemplo?”, perguntou a deputada, em referência à invasão do Congresso dos Estados Unidos por apoiadores do ex-presidente Donald Trump, no dia 6 de janeiro do ano passado.

    Em sua resposta, o ministro de Jair Bolsonaro basicamente disse que o risco de uma tentativa de golpe, inflamado por bolsonaristas mais radicais, não preocupa.

    “A preocupação que a senhora expôs nos seus comentários em relação ao emprego da inteligência internamente e, não sei se foi essa a intenção, no que diz respeito ao processo eleitoral, eu nego. Não existe esse tipo de preocupação”, declarou Nogueira.

    Continua após a publicidade

    Na sua intervenção, Perpétua fez ainda um apelo ao ministro e aos comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, que também participaram da audiência pública:

    “Essa briga com o TSE não é uma batalha das Forças Armadas. O presidente fez uma escolha. As Forças Armadas não precisam fazer. Porque o poder civil não pode aceitar isso. Não cabe às Forças Armadas brasileiras ficar debatendo urnas eletrônicas. Tem instituições pra isso. O TSE cuida do processo eleitoral”.

    A deputada também declarou que se recusava a debater esse assunto com o ministro da Defesa, que se disse disposto a ficar na comissão o tempo que fosse necessário para falar das urnas eletrônicas.

    Continua após a publicidade

    O general, no entanto, fez questão de insistir no tema:

    “Nenhum sistema informatizado é totalmente inviolável. Sempre existirão riscos, e citei os bancos que gastam milhões com sistemas de segurança. Não se trata de qualquer dúvida com relação ao sistema eleitoral. As Forças Armadas estavam quietinhas no seu canto e foram convidadas pelo Tribunal Superior Eleitoral para participarem dessa Comissão de Transparência das Eleições”, declarou Nogueira.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.