Ministério e IBGE se unem para produzir indicadores de direitos humanos
Órgãos vão assinar Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de subsidiar políticas, programas e ações na plataforma ObservaDH

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, o presidente do IBGE, Márcio Pochmann, vão assinar um Acordo de Cooperação Técnica nesta quinta, em Brasília, para a produção de estatísticas e indicadores de direitos humanos.
O objetivo da iniciativa é subsidiar políticas, programas e ações na plataforma ObservaDH (Observatório Nacional de Direitos Humanos), ferramenta online pelo MDHC lançada em dezembro do ano passado.
A parceria visa ampliar o conhecimento sobre populações em situação de vulnerabilidade social, como crianças e adolescentes, pessoas LGBTQIA+, pessoas com deficiência, pessoas idosas, população em situação de rua, pessoas privadas de liberdade, pessoas migrantes, refugiadas e apátridas, vítimas de violação de direitos e violências diversas.
Ao longo de quatro anos, os órgãos desenvolverão parcerias para realizar testes preparatórios e pesquisa nacional para contagem da população em situação de rua e elaboração do seu perfil; inclusão do módulo pessoa idosa na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua e de pessoas com deficiência na Pesquisa de Orçamentos Familiares. E também revisar questionários de pesquisa do IBGE para que seja possível a identificação da população LGBTQIA+.