Ministério da Justiça cria força-tarefa nacional de combate à corrupção
Rede Nacional de Polícias Judiciárias quer garantir 'independência e efetividade' das investigações criminais

O Ministério da Justiça instituiu nesta segunda-feira uma força-tarefa policial, de abrangência nacional, cujo objetivo é combater a corrupção no país. A criação foi publicada em portaria do Diário Oficial da União.
Batizada de Rede Nacional de Polícias Judiciárias no Combate à Corrupção – Renaccor –, a iniciativa se propõe a ampliar a articulação das forças policiais na prevenção e repressão à corrupção. O grupo pretender garantir, ainda, a “independência e a efetividade” das investigações criminais conduzidas pelas polícias judiciárias, “adotando providências cabíveis quando verificados indícios de atuação externa que visem a impedir ou prejudicar investigações criminais relativas ao combate à corrupção conduzidas pelos integrantes da Renaccor”, diz trecho da portaria.
Integrarão o grupo as polícias especializadas em corrupção tanto nos níveis federal quanto distrital e estadual que aderirem à rede.
De acordo com a publicação, a coordenação da Renaccor é vinculada à Coordenação-Geral de Articulação Institucional do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Poderão ser convidados a participar das ações do grupo, na qualidade de observadores, membros da secretaria e de demais órgãos e entidades públicas atuantes na área de combate à corrupção.