Ministério da Justiça aciona drogarias por lobby na venda de medicamentos
Redes terão dez dias para prestarem esclarecimentos ao governo sobre irregularidades em publicidade e atendimento ao consumidor

O Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou, na última semana, 12 redes de farmácias e drogarias e duas associações do setor no país por lobby na venda de medicamentos.
As empresas e entidades terão de prestar informações sobre publicidade de medicamentos e atendimento aos consumidores. Elas têm prazo de dez dias para enviar respostas, contados a partir do recebimento da notificação.
Os questionamentos, que serão respondidos à Secretaria Nacional do Consumidor, são referentes a diversas irregularidades. Entre elas, orientações e treinamentos dos funcionários para atenderem aos consumidores, análises de reclamações nos canais de atendimento, política de integridade e relacionamento com representantes de fabricantes e distribuidores de medicamentos.
Segundo a secretária Juliana Domingues, o consumidor não pode ser induzido a adquirir produtos que não necessite. “Ele tem o direito de saber quando há patrocínio, tanto por uma questão ética quanto por ser garantia do Código de Defesa do Consumidor”, explica.