O evento inédito no Rio que aborda história, memória e afetos
Programação ocorre nos dias 13 e 14 de janeiro, em Santa Teresa na capital fluminense
O Parque Glória Maria e Teatro Ruth de Souza (antigo Parque das Ruínas), em Santa Teresa recebe o “MEMO – Música, Exibição e Memória” nos dias 13 e 14 de janeiro. O evento inédito ocorre no Rio de Janeiro, sob a idealização e curadoria de Lu Araújo, diretora-geral do evento.
“O MEMO fala de lugares de memória e também da memória dos lugares e da memória da dor e do encantamento. Abordamos a arte como fonte de inspiração e energia, reforçando sua capacidade de trazer renovação àqueles que a ela recorrem”, explica a idealizadora.
Uma série de “Rodas de Memórias” convida o público a compartilhar, em diálogo com especialistas, sentidos de arte, tecnologia e memória, que desempenha um papel fundamental nas percepções sobre o presente.
“A memória é um componente vital para a continuidade e a compreensão da cultura. Ela fornece uma base para a identidade, a compreensão do coletivo e a evolução da cultura digital”, diz a museóloga Mariana Várzea, curadora e mediadora das Rodas de Memórias.
“A preservação consciente da memória contribui para a construção de sociedades resilientes, conscientes de seu lugar na História, capazes de se adaptarem às mudanças”, acrescenta.
Entre os convidados estão a filósofa e antropóloga Janaína Damaceno, que conversará sobre “Memórias, Afrovisualidades e futuros possíveis”; o filósofo, mestre em Letras, jornalista, escritor, cineasta Dodô Azevedo, que falará sobre “Memória digital, entre apagamentos, inovações e combates”, além do premiado artista visual Lourival Cuquinha, que versará sobre “Memória e arte, lugar de encontros e confrontos”.
A programação também terá shows, exposição de arte contemporânea e oficinas de investigação de memórias que ficam gravadas nos nossos corpos. A entrada é gratuita.