Medalhista olímpica liderará campanha Rio-Niterói por sede do Pan
Isabel Swan foi a primeira mulher a vencer uma medalha pelo Brasil na vela em Jogos Olímpicos

A vice-prefeita de Niterói (RJ), Isabel Swan, primeira mulher a vencer uma medalha pelo Brasil na vela em Jogos Olímpicos, foi nomeada, nesta quinta-feira, pelo prefeito Rodrigo Neves (PDT), para liderar o grupo executivo da campanha Rio-Niterói para serem sedes dos Jogos Pan-americanos de 2031. A ex-atleta já foi presidente da Comissão de Atletas da Panam Sports, entidade que reúne os Comitês Olímpicos das Américas e que vai decidir em agosto a sede vencedora.
Lançada em novembro de 2024, a candidatura de ambas as cidades foi de iniciativa de Rodrigo Neves e Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio, e deverá enfrentar na disputa as cidades de Assunção, a capital paraguaia, e São Paulo.
Entre os pontos explorados pela candidatura Rio-Niterói em sua campanha está a infraestrutura que já existe na região em decorrência dos jogos olímpicos de 2016, realizados na capital fluminense. No dossiê da postulação, a dupla vai destacar, entre outros pontos, que a Vila poderá ser na Zona Portuária (RJ). Ela fica próxima a Niterói, com experiência e espaços a oferecer, tendo recebido no ano passado o Grande Prêmio Brasil de atletismo na pista de parâmetros internacionais do Complexo Aída dos Santos.
A prefeitura de Niterói estaria construindo também um Ginásio Poliesportivo no Complexo da Concha Acústica para 2.000 pessoas. Na primeira fase do projeto, já teriam sido entregues o campo de futebol com grama sintética e as quadras de vôlei de praia, tênis e poliesportiva, além de arquibancadas, vestiários, academia para a terceira idade e parte da pista de caminhada. De acordo com a prefeitura, os equipamentos têm padrão de competições mundiais, com princípios de sustentabilidade e 100% de acessibilidade.