PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

MDB anuncia apoio a Davi Alcolumbre para a presidência do Senado

Favorito a suceder Rodrigo Pacheco assina carta-compromisso com “linhas programáticas” consideradas “indispensáveis” pelo partido

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 dez 2024, 18h07 - Publicado em 4 dez 2024, 18h06

A bancada do MDB no Senado declarou nesta quarta-feira apoio à candidatura de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) para assumir a presidência da Casa a partir de fevereiro de 2025.

Para garantir os votos dos 11 emedebistas, Alcolumbre assinou uma carta se comprometendo a comandar o Senado dentro de “linhas programáticas indispensáveis”.

São elas:

  • Democracia e Estado Democrático de Direito como valores fundamentais a serem integralmente respeitados no âmbito das deliberações políticas e legislativas do Senado Federal e do Congresso Nacional, com aprimoramento permanente do diálogo institucional entre os Poderes da República;
  • Celeridade na tramitação e deliberação da PEC 35/2022 (crimes contra o Estado Democrático de Direito) e dos projetos de lei do chamado “pacote em defesa da democracia”, que pune crimes como a intolerância política.
  • Primado de respeito às decisões emanadas pelo Poder Judiciário e reafirmação da Justiça Eleitoral como Instituição essencial à consolidação da democracia e do Estado Democrático de Direito.
  • Adoção da institucionalidade e da transparência como regras básicas do funcionamento político e administrativo do Senado Federal.
  • Colegialidade como um dos principais eixos para deliberação legislativa, visando ao pleno exercício das competências e prerrogativas do Senado Federal, das suas Comissões e dos senadores.
  • Implantação da avaliação de impacto legislativo e de impacto fiscal no exame de proposições legislativas, como forma de melhorar a qualidade da produção normativa no Senado.
  • Implementação de mecanismos de governança no processo legislativo orçamentário, na perspectiva de melhorar a qualidade, a transparência e a rastreabilidade das despesas públicas, com vedação a quaisquer tipos de personalismo ou pessoalidade na execução do orçamento público.
  • Planejamento das deliberações legislativas do biênio, com estabelecimento de prioridades e ênfase na estabilidade macroeconômica, retomada do crescimento econômico e dos investimentos produtivos, enfrentamento da pobreza e equilíbrio das contas públicas.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.