Márcio França luta para novo ministério ser canal do Sebrae com o governo
A demanda é uma alternativa para turbinar, indiretamente, o orçamento da pasta que deve ser criada nesta semana
Prestes a sair do Ministério dos Portos e Aeroportos para dar espaço ao Republicanos no governo Lula, Márcio França inicia a semana com poucas certezas sobre a nova pasta que comandará.
O ministro sabe que vai herdar a Secretaria de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo, comandada pelo correligionário Milton Coelho, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, mas pairam dúvidas sobre outras secretarias e órgãos que vão compor a estrutura do novo ministério.
Uma das demandas de França é ser o canal do Sebrae com o governo, uma forma de turbinar o orçamento da pasta — o montante também deve ser desmembrado do MDIC. A pasta de Geraldo Alckmin detém cerca de 2,5 bilhões de reais, enquanto o antigo Ministério de Porto e Aeroporto continha quase 5 bilhões de reais à disposição.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é uma entidade independente, mas tem previsão de receita superior a 6 bilhões de reais em 2023, e diversos contratos com o governo.
França pretende se reunir com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos nesta semana para tratar dos detalhes finais para estruturar a nova pasta. A previsão é que a Medida Provisória que cria o Ministério seja editada na quarta-feira.