Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Mara assume posto de vice de Simone com críticas a Bolsonaro

Segundo ela, o presidente desdenha de minorias e 'engrandece' quando vê o povo sofrendo; senadora tucana irá compor chapa 100% feminina à presidência

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 ago 2022, 21h36 - Publicado em 2 ago 2022, 13h05

A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) foi formalizada nesta terça-feira como vice da também senadora Simone Tebet (MDB-MS) na corrida à presidência da República nas eleições deste ano. Em discurso de anúncio da chapa 100% feminina, a parlamentar bateu em Jair Bolsonaro, falou da sua experiência como pessoa com deficiência e seguiu a linha das falas recentes de Tebet no sentido de romper com a polarização entre Bolsonaro e Lula.

Gabrilli disse que a sua impressão é a de que Bolsonaro cresce no cargo quando vê a população padecer. Ela se referia ao modo como o presidente lidou com as vítimas da pandemia de Covid-19 e também do despeito que ele externa em relação a minorias representativas, como a população negra, as mulheres, os indígenas, a população LGBTQI+, os idosos e as pessoas com deficiência.

A senadora perdeu os movimentos do pescoço para baixo depois de um acidente de carro nos anos 1990. Ela lembrou que o Censo de 2010 indica que 24% da população brasileira tem ou uma deficiência ou uma doença rara. Ela se disse “arrasada” de “ver um governo que não respeita a sua população” e afirmou ser impossível conviver com um presidente que “desdenha do nosso próprio país”.

“Às vezes parece que o presidente só engrandece quando vê as pessoas sofrendo, as pessoas diminuindo. A gente quer o contrário. Sabe o por quê? Eu aprendi nessa trajetória que quando a gente melhora a vida de uma pessoa, é a humanidade que salta, é a gente que melhora junto”, disse.

Ela agradeceu a escolha de Tebet para tê-la como vice e indicou que o caminho para romper com a polarização seria na aposta na chapa feminina. “Repito aqui as suas palavras (Simone): o Brasil tem que olhar para frente e é possível fazer diferente. Juntos, com amor e com coragem, vamos mudar o Brasil. Você conta comigo nessa jornada. É impossível não acrescentar que um dia eu quebrei o meu pescoço, perdi os movimentos do meu pescoço para baixo. Perdi a fala e a respiração. Eu fiquei uma pessoa que não falava e não respirava sozinha, só com auxílio de aparelhos. Passei pelo o que muitas pessoas passaram nessa pandemia, respirando no aparelho que me trouxe de volta. Então vocês podem imaginar o tamanho da minha emoção em poder contribuir com esse país. Porque foram as pessoas com deficiência que me fizeram querer lutar para que as pessoas tenham oportunidade”. 

Continua após a publicidade

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.