Maioria dos brasileiros aprova país como sede da COP 30, diz pesquisa
Segundo levantamento da Nexus e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, 64% classificam positivo evento ocorrer no país

A maioria dos brasileiros classifica como positivo que o Brasil seja sede da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30. O evento ocorre em novembro, em Belém, no Pará.
De acordo com levantamento da Nexus e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, 39% avaliam como muito positivo que a COP 30 seja no país, enquanto 25% consideram que é mais positivo do que negativo.
“Sediar a COP30 é uma oportunidade ímpar para o Brasil não apenas discutir a agenda climática global, mas também apresentar ao mundo nossas soluções em desenvolvimento verde e sustentabilidade industrial, consolidando nosso papel de liderança internacional”, afirma o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli.
Na ponta contrária, 5% disseram que sediar o evento será muito negativo (5%) para o país e 8% acreditam que será mais negativo do que positivo. Enquanto isso, 6% demonstraram neutralidade, 15% não souberam opinar e 1% não respondeu.
A percepção da importância da conferência para o Brasil é maior entre quem tem ensino superior (78%), quem ganha acima de 5 salários-mínimos (73%), adultos entre 25 e 40 anos (71%) e moradores do Sudeste (69%). No Norte, região do país que sediará o encontro, a percepção dos moradores sobre o caráter positivo do evento é um pouco acima da média nacional, com 66%. Já entre quem considera mais negativo do que positivo que a COP30 aconteça no Brasil, se destacam os mais velhos, acima dos 60 anos (19%), e quem estudou até o ensino fundamental (19%).