Magnitsky leva Moraes à 3ª posição global de menções no X e 1ª no Brasil
Levantamento do Instituto Nexus analisou recorte das 24 horas que antecederam às 9h da manhã desta quinta-feira

O governo Trump anunciou, nesta quarta-feira, a aplicação da Lei Magnitsky ao ministro Alexandre de Moraes, do STF. Desde o anúncio da sanção, que promove o estrangulamento financeiro do magistrado, o assunto esteve no epicentro da discussão política, sobretudo nas redes sociais.
Segundo um levantamento do Instituto Nexus, os termos “Xandão” e “Alexandre de Moraes” ocuparam, respectivamente, a terceira e quarta posição da lista global de nomes mais mencionados nas últimas 24 horas na plataforma X, antigo Twitter.
O recorte selecionado para a análise foi o das 24 horas que antecederam às 9h da manhã desta quinta-feira, momento em que o primeiro termo acumulava cerca de 471.000 menções, e o segundo superava 2,03 milhões de citações.
Já no cenário brasileiro dos Trending Topics, o nome “Alexandre de Moraes” ocupou a primeira colocação, com o registro de 3,8 milhões de menções, seguido de Xandão (587.000). Enquanto isso, “Trump” apareceu na 14ª posição, com 19,6 milhões de citações, e “Lei Magnitsky” na 15ª, com 718.000.
A Nexus informou que a ordem dos trending topics respeita uma série de variáveis que vão além do número de citações ao termo, como o fator novidade.