Lula vai participar de três atos de campanha em quatro dias nesta semana
Após reconhecer "participação mais acanhada" no 1º turno, o presidente irá a Natal, Diadema (SP) e São Paulo, entre quarta-feira e sábado
Dias depois de reconhecer que teve “uma participação mais acanhada” no primeiro turno da campanha para as eleições municipais deste ano, o presidente Lula vai participar de três comícios de candidatos do PT e do PSOL nesta semana, em quatro dias.
A série de viagens começa nesta quarta-feira, quando ele irá a Natal “acompanhar obras importantes da área do transporte, de logística, de quatro novos institutos federais do Rio Grande do Norte”, segundo o ministro Alexandre Padilha, chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência.
Na capital potiguar, o presidente prestigiará a deputada federal Natália Bonavides (PT), que foi para o segundo turno com 28,45% dos votos válidos, contrariando o que apontavam pesquisas eleitorais. O também deputado Paulinho Freire (União Brasil) teve 44,08% e é o favorito no pleito. Com 23,95%, o terceiro colocado, Carlos Eduardo (PSD), decidiu não apoiar nenhum dos adversários.
Na quinta, ele seguirá para Salvador, onde a disputa acabou no último dia 6 com a reeleição do prefeito Bruno Reis (União Brasil), com 78,67% dos votos válidos. Na capital baiana, haverá um anúncio de expansão do programa de incentivo financeiro-educacional Pé-de-Meia no estado. Lula também deverá acompanhar obras do Novo PAC.
No dia seguinte, o petista fará um evento em São Paulo para apresentar um balanço e novas ações do Acredita, programa que oferece crédito com taxas de juros diferenciadas para pequenos empreendedores.
Na noite de sexta-feira, ele deverá ir a Diadema, na Região Metropolitana de São Paulo, para apoiar o prefeito José de Filippi Jr., do PT, que é candidato à reeleição e passou para o segundo turno com 45,09% dos votos válidos.
No segundo turno, o petista vai enfrentar Taka Yamauchi, do MDB, que obteve 47,39% dos votos válidos e recebeu o apoio do terceiro colocado, Márcio da Farmácia (Podemos), que recebeu 6,09%.
No sábado, na capital paulista, Lula deverá participar de ato de campanha Guilherme Boulos (PSOL), que recebeu 29,07% dos votos válidos e vai enfrentar o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que teve 29,48%, no próximo dia 27.
Ainda não está confirmado, mas a agenda pessoal do presidente poderá incluir ainda uma passagem por Mauá, também na Região Metropolitana de São Paulo, onde o prefeito Marcelo Oliveira, do PT, obteve 45,13% dos votos válidos, contra 35,56% de Átila Jacomussi (União Brasil).
Na semana passada, Lula participou de um comício de Evandro Leitão (PT), em Fortaleza, e esteve em Belém, onde declarou apoio a Igor Normando (MDB).
Em tempo: o Partido dos Trabalhadores tem candidatos em 13 das 51 cidades que terão segundo turno nestas eleições, sendo quatro delas em capitais.