Lula rejeita nova intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro
Presidente afirmou que último procedimento gerou R$ 2 bilhões em gastos e não surtiu efeito

Em entrevista à uma rádio carioca na manhã desta quinta-feira, o presidente Lula disse que o governo descarta uma nova intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. A última vez em que ele assinou um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi em novembro de 2024, durante a Cúpula de Líderes do G20, na capital fluminense.
Contudo, segundo o petista, a medida gerou altos gastos e não surtiu o efeito esperado. Na sequência, o presidente avaliou que o correto é que o governo federal, por meio da nova PEC da Segurança Pública, participe ativamente com os governadores dos estados para resolver “definitivamente” a questão da segurança.
“Nós queremos ter uma participação mais efetiva e mais forte na segurança de cada estado. Muitas vezes os governadores não querem, porque a polícia é um pedaço do poder do estado. E muitas vezes os governadores não querem que o governo federal se intrometa na segurança dos estados. De vez em quando eles pedem que eu faça uma GLO. Eu não vou fazer GLO, porque a GLO que foi feita para o Rio de Janeiro gastou mais de 2 bilhões de reais e não resolveu quase nada. Então o que nós queremos é participar ativamente de forma a ter uma ação complementar com os governadores dos estados e resolver definitivamente a questão da segurança. ”, disse Lula.