Lula reage e chama Alcolumbre e ministros do União para almoço no Alvorada
Encontro ocorre um dia após partido decidir que Sabino deve deixar Ministério do Turismo e acenar a favor do PL da Anistia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e ministros ligados ao União para um almoço no Palácio da Alvorada.
Celso Sabino, indicado pela bancada do União na Câmara, e Waldez Góes e Frederico Siqueira, nomes levados a Lula pelo chefe do Senado, são os ministros convidados.
O encontro ocorre um dia após a federação composta por União e PP decidir desembarcar da base do governo e determinar que filiados das siglas devem deixar os cargos na Esplanada. No caso da União, essa decisão recai apenas sobre Sabino, já que os outros dois nomes são considerados da cota pessoal de Alcolumbre e não são filiados à sigla.
Ontem, as legendas também demonstraram disposição em apoiar a apreciação do PL da Anistia nas próximas semanas.
Ainda que oficialmente o encontro seja para que o petista dê andamento na estratégia de se aproximar de líderes e dirigentes de legendas com espaço no primeiro escalão do governo, auxiliares de Lula reconhecem que ele começa a colocar na rua uma operação para tentar implodir o movimento que Tarcísio de Freitas iniciou no fim da semana passada para emplacar o PL da Anistia.
Aproveitando que a maioria dos partidos de centro é entusiasta de sua candidatura em 2026, o governador de São Paulo entrou na pista para articular o avanço da proposição que visa anistiar participantes dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Essa seria a moeda de troca para unificar o clã Bolsonaro em torno de seu nome.