Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Lula escala crise com Motta para usar deputado como muleta

Se nada mais der certo para o governo no Congresso, petista jogará a culpa no chefe da Câmara, no bolsonarismo e nas elites -- foi o discurso que sobrou

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 4 jul 2025, 07h01

Se o chefe do Senado, Davi Alcolumbre, ainda pensa em pacificar a relação com o Planalto, na Câmara, o clima é outro. Hugo Motta disse a aliados que os ataques petistas levaram a crise do IOF a um caminho sem volta, nessa atitude de jogar o povo contra deputados e senadores e de tentar usar o STF para derrubar uma decisão do Parlamento.

“Motta sabe que Lula o escolheu como alvo”, diz um aliado que aposta na escalada da crise e no fim das votações de interesse do Planalto na Câmara.

Na avaliação de um importante presidente de partido, se nada mais der certo para o governo no Congresso — a gestão, como se sabe, não tem rumo nem marca própria –, Lula jogará a culpa em Motta, no bolsonarismo e nas elites, dizendo que fracassou porque foi boicotado por forças reacionárias. “É o único discurso eleitoral que ele terá”, diz um cacique de centro.

Alvo de críticas diretas de Lula, Motta é visto com desconfiança por auxiliares do petista no governo, que consideram o chefe da Câmara mais comprometido com interesses da oposição do que do Planalto. Investigações da Polícia Federal contra a família do parlamentar, na Paraíba, também são citadas nesse “distanciamento”.

Sobre isso, aliás, um auxiliar de Lula lembrou, nesta semana, que Motta tem “telhado de vidro”. Com a PF apurando esquemas de corrupção — o caso está no STF — no reduto eleitoral da família do chefe da Câmara, a aposta é de que Motta pode até querer brigar com Lula e o governo, mas não vai poder brigar muito nem por muito tempo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.