Lula denuncia 75 pistas de voo clandestinas em Terra Yanomami
‘Nós vamos reestruturar tudo o que existe do ponto de vista de controle das nossas terras indígenas’, disse o presidente

O presidente Lula disse nesta terça que o governo vai rever a estrutura de controle do meio ambiente e de terras indígenas. Ele chamou atenção para as pistas de voo clandestinas próximas ao território dos ianomâmis, que passam por uma crise humanitária, decorrente do garimpo ilegal.
“Temos 840 pistas clandestinas, só perto das terras Yanomami são 75. Não é possível não enxergar isso. Quem permitiu isso tem que ser responsabilizado”, disse Lula.
Um levantamento do New York Times detectou, em agosto, 1.269 pistas clandestinas na Amazônia. Do total, ao menos 362 estavam a menos de 20 quilômetros de distância de áreas de garimpo. A investigação foi baseada em imagens de satélites de 2021.
“Nós vamos reestruturar tudo o que existe do ponto de vista de controle das nossas terras indígenas, do meio ambiente”, seguiu o presidente.
Lula ainda criticou a extração ilegal de minério e convocou os governadores e prefeitos a participarem de uma “uma nova dinâmica” da sociedade brasileira.
https://twitter.com/LulaOficial/status/1623026489246552115