Lula comanda reunião ministerial na Granja do Torto
Encontro é o primeiro entre o presidente e seu gabinete neste ano
O presidente Lula comanda na manhã desta segunda-feira, 20, a primeira reunião ministerial do ano. O encontro acontece na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência em Brasília.
Em sua fala na abertura do encontro, Lula afirmou que ele e os ministros “não têm o direito de errar” no restante do mandato. O presidente também afirmou que o povo brasileiro “está virando empreendedor e gosta de ser empreendedor” e que o governo precisa “aprender a trabalhar” com essa nova característica da população.
A previsão inicial era que ele reunisse o ministério em dezembro para fazer um balanço do tratar dos planos de cada pasta para 2025, mas o presidente teve que fazer uma cirurgia de emergência em São Paulo para drenar uma hemorragia intracraniana, adiando o evento.
No dia 20 do mês passado, depois de retornar para Brasília, o petista recebeu seus ministros no Palácio da Alvorada para um almoço informal de confraternização. Mas a reunião de trabalho ficou para janeiro.
O encontro desta segunda é o primeiro com a participação do novo ministro da Secom, o publicitário Sidônio Palmeira, que substituiu Paulo Pimenta no cargo. Segundo ele, sua chegada marca o início do “segundo tempo” da gestão de Lula.
O presidente está envolvido nas tratativas para promover trocas no primeiro escalão do governo. No último dia 9, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que o chefe poderia fazer as eventuais alterações antes da reunião, o que não ocorreu.