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Lula assina concessão de BR em Minas conhecida como “rodovia da morte”

Empresa que venceu leilão terá que investir R$ 9 bilhões em 30 anos na rodovia, uma das estradas federais com mais acidentes do país

Por Pedro Pupulim Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 22 jan 2025, 12h29 - Publicado em 22 jan 2025, 10h01

O presidente Lula e o ministro dos Transportes, Renan Filho, vão assinar nesta quarta-feira um contrato de concessão da BR-381 em Minas Gerais, conhecida popularmente como “rodovia da morte“, por ser uma das estradas federais com o maior registro de acidentes do Brasil.

A assinatura ocorrerá em uma cerimônia no Palácio do Planalto, com a empresa 4UM Investimentos em Infraestrutura de Responsabilidade Limitada (Corretora Sita Investimentos), que venceu o leilão promovida pelo ministério e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, a ANTT, em agosto do ano passado.

A vencedora do processo licitatório terá que investir 9 bilhões de reais em melhorias na rodovia ao longo dos 30 anos da concessão. A estimativa do governo é que as obras gerem cerca de 80.000 empregos diretos, indiretos e efeito-renda.

Com extensão total de 303,4 km, o trecho concedido começa em Belo Horizonte, no entroncamento com a BR-262/MG, e vai até o entroncamento com a BR-116/MG, em Governador Valadares. Sinuosa, a BR-381/MG foi criada em 1952, durante o governo de Getúlio Vargas.

Segundo o governo, a “complexidade do projeto” fez com que três leilões da rodovia fossem frustrados até que o Ministério dos Transportes reestruturou a proposta — atraindo três empresas interessadas.

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Fiemg comemora

Para o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e presidente do Conselho de Infraestrutura da instituição, Emir Cadar Filho, a cessão da BR-381 à iniciativa privada significa um marco devido à relevância da rodovia para centenas de municípios e às melhorias previstas para o trecho que proporcionarão mais segurança para quem utiliza a rodovia.

“Há mais de 30 anos os mineiros esperavam pelas obras da BR-381 que vai até Governador Valadares. A concessão desse trecho representa mais conforto e segurança para os usuários, além de alavancar o desenvolvimento da região por onde ela passa”, afirma.

Cadar Filho lembrou ainda que estão marcada para as próximas semanas as assinaturas dos contratos de cessões da BR-040, entre BH e Cristalina (GO), com investimento de 12 bilhões de reais, e da BR-262, de Betim, na região metropolitana da capital, à Uberaba, no Triângulo Mineiro, que vai receber um aporte de 8,5 bilhões.

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